Alergias na infância

Principal / Notícias / Alergias na infância
Alergias na infância

Alergias na infância

Na primeira infância, as doenças alérgicas mais frequentes são a rinite alérgica, a asma, a urticária aguda e crônica e a alergia ao leite. Porque será que isso acontece? No caso de uma criança alérgica é provável que existem outras pessoas com o problema na família. Mas, a importância do fator hereditário ainda não foi totalmente explicado. Uma pesquisa feita na tentativa de descobrir o gene transmissor da alergia pelo Instituto de Saúde de Wisconsin, nos EUA, não conseguiu descobrir o componente do cromossomo responsável pela doença.

Como proteger a criança da alergia
A alergia é definida pela Medicina como uma reação exagerada a substâncias estranhas ao organismo. Embora os especialistas conheçam os mecanismos imunológicos envolvidos nos processos alérgicos, não se sabe porque algumas pessoas têm alergia, outras não. Uma simples picada de marimbondo pode levar uma criança a sofrer risco de morte, enquanto não tem nenhum efeito nos seus irmãos.
O controle e tratamento das manifestações alérgicas não são complicados. Pode ser feito através da medicação para alívio imediato dos sintomas ou mediante vacinas. A medicação inclui remédios bronco dilatadores no caso da asma, anti-histamínicos e descongestionantes para rinite, cremes e pomadas de corticoides para eczemas.
A aplicação de vacinas é indicada especialmente para pacientes alérgicos a antígenos, como poeira de casa, mofo, pólen e outros. Esse tipo de tratamento é demorado e pode durar até três anos. A aplicação ocorre semanalmente até que se alcance a dose máxima tolerada. Quando isso acontece, o paciente passa a receber a vacina uma vez por mês podendo ficar definitivamente curado.

Cuidados com a criança alérgica
– Evite tapetes e objetos velhos que acumulem pó. O travesseiro de pena é o ideal.
– O quarto da criança deve estar sempre limpo.
– É melhor evitar ter animais domésticos.
– A criança alérgica deve beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável.
– Não se deve fumar perto de uma criança como problema.
– Se a alergia for a penicilina, sulfa, ou outros medicamentos é aconselhável que ela use um bracelete ou gargantilha com as informações.
– Caso a alergia seja a marimbondos ou abelhas deve-se evitar passeios ao campo, e o uso de roupas vivas que atraem esse tipo de insetos.

Fonte: guiainfantil.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.