Pela proibição dos andadores

Principal / Notícias / Pela proibição dos andadores
Pela proibição dos andadores

Pela proibição dos andadores

A campanha pelo banimento do andador infantil, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, visa proteger as crianças dos riscos aos quais ficam expostas ao usarem esse aparelho que não traz nenhum benefício, e que, comprovadamente, ameaça sua integridade física e até mesmo sua vida.

Andador: perigoso e desnecessário!

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convoca todos a participarem ativamente da mais nova ação pela proteção da criança brasileira: o banimento completo dos andadores do nosso meio!

Todo pediatra sabe perfeitamente que o andador é um equipamento que só traz prejuízos, seja pela sua absoluta inutilidade no processo de aquisição da marcha, mas sobretudo pelos grandes riscos à segurança (que incluem não só os riscos de traumatismos cranianos potencialmente letais, mas também de queimaduras, intoxicações e até afogamentos).

Em vista dos riscos consideráveis e da total falta de evidências de qualquer benefício associados aos andadores, muitas entidades voltadas para a atenção à saúde da criança têm recomendado a proibição da sua produção e venda. Informações mais detalhadas podem ser obtidas nos relatórios da Academia Americana de Pediatria e na declaração conjunta da European Child Safety Alliance e da ANEC. O Canadá foi o primeiro país a estabelecer a proibição da venda e utilização de andadores, com multa prevista para os infratores.

Como ação imediata – enquanto travamos a luta custosa e lenta contra os entraves legislativos e interesses econômicos -, é importante que todos os interessados na saúde e na segurança da criança promovam um grande movimento comunitário pelo banimento do uso do andador.

Fonte: SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.